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O termo Economia Criativa conceitua modelos de negócio ou gestão que ser originam em atividades, produtos ou serviços tendo como principal recurso produtivo a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural que produz valor econômico.

Os setores criativos estão agrupados em três grandes componentes relacionados ao mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais que estimulem a geração de riqueza, inovação, diversidade cultural, sustentabilidade, inclusão social e o desenvolvimento humano.    

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É um programa do Governo do Estado de Mato Grosso que reúne sete secretarias com um conjunto de ações para o desenvolvimento da Economia Criativa no Estado. Lançado em setembro de 2015 o programa se estrutura em 7 eixos estratégicos para desenvolver suas ações: estudos, pesquisas e metodologias; centro de referência da economia criativa; capacitação e formação, fomento e financiamento; estímulo aos territórios criativos e rede de parcerias. Desde o seu lançamento já foram realizadas diversas ações, entre elas:

• Edital Prêmio “MT Criativo 2015”: investimento de R$ 400 mil e premiação de 10 projetos de Economia Criativa;

• Difusão do programa e realização de parcerias na capital e no interior do Estado de Mato Grosso;

• Seleção no Edital de Fortalecimento das Incubadoras do Programa Brasil Criativo do Ministério da Cultura – Minc: captação de R$ 700 mil;

• Aprovação técnica do projeto e para a implantação do Centro de Referência da Economia Criativa: “Grande Hotel da Criatividade”: R$ 9 milhões – BNDES;

• Lançamento do Edital Induzido FAPEMAT n° 006/2015 – Linha de pesquisa: identificação e diagnóstico de iniciativas empreendedoras ligadas à Economia Criativa e seus Arranjos Produtivos Locais em MT;

• Lançamento do Edital da “VIII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – MECTI 2016”, com categoria Economia Criativa.

Público-alvo: 

O programa atende empreendedores do:

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  • Artes Plásticas;
  • Artes Cênicas;
  • Audiovisual;

  • Música;

  • Literatura;

  • Fotografia;

  • Artesanato;

  • Bibliotecas,

  • Museus e Galerias;

  • Patrimônio Material e  Imaterial;

  • Cultura Popular e Tradicional.

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  • Startup;
  • Fablab;
  • Mídia digital;
  • Software;
  • Games;
  • Novas mídias e
  • Mídias sociais 
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  • Arquitetura e urbanismo;

  • Moda;

  • Design;

  • Publicidade;

  • Gastronomia;

  • Turismo.  

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